Florestas, Lagos e Pradarias - A.A.

As florestas de folha persistente do Canadá são formadas por áreas compactas de espruces, pinheiros e abetos. Estas florestas são pantanosas e têm muitos lagos. Mais a sul, ao longo da parte oriental da América do Norte, estendiam-se dantes florestas de carvalhos, nogueiras-americanas e castanheiros. Actualmente, grande parte destas florestas foi destruída para extracção de madeira ou para libertar a terra para a agricultura. Alguns dos animais da floresta, tais como o guaxinim e a sarigueia, adaptaram-se ao novo ambiente, mas muitos outros diminuíram de número ou procuraram refúgio nas colinas e montanhas.

As pradarias formavam dantes um extensíssimo mar de erva. Aí pastavam milhões de bisontes e antilocapras, mas quase desapareceram devido à acção dos caçadores durante o séc. XIX. Ambos são, actualmente, espécies protegidas. Hoje, a maior parte desta região é terreno de cultivo.

Guaxinim
Procyon lotar
Comprimento do corpo: até 66 cm
Cauda: até 30 cm

Assaltantes de baldes de lixo

O Guaxinim tem dedos compridos sensíveis que usa na procura de alimentos. Muitas vezes vai até à cidade e revista os baldes do lixo em busca de restos de comida. O seu pêlo espesso mantém-no quente durante os meses de Inverno.

Gaio-azul
Cyanocitta cristata
Comprimento: 25 cm

Plantador de árvores

O Gaio-azul frequentemente enterra bolotas e outras sementes para comer mais tarde. Algumas dessas sementes germinam e dão origem a novas árvores, ajudando assim a desenvolver a floresta. Na Primavera e Outono grandes bandos de Gaios-azuis migram para sul em busca de climas mais quentes.

Alce-americano
Alces alces
Altura do dorso: até 2 m
Comprimento: até 3 m

Veado pesado

O Alce é o maior veado do mundo. No Outono, um macho pode pesar mais de 450 kg. Tem cascos largos e membros compridos que lhe facilitam as deslocações na neve funda, lodaçais ou lagos. O lábio superior saliente permite-lhe arrancar folhas e ramos. No Outono , o macho usa os chifres para lutar com outros machos na conquista de fêmeas.



Águia-de-cabeça-branca
Haliaeetus leucocephalus
Comprimento: 81 cm
Envergadura: até 2,2 m


Cabeça-branca

A Águia-de-cabeça-branca (bald eagle) - símbolo dos Estados Unidos - deve o seu nome à cor da cabeça. Antigamente a palavra “blad” significava branco. Num espectacular ritual de acasalamento, o macho e a fêmea entrelaçam as garras em voo e fazem acrobacias no ar. Com paus, ervas daninhas e terra o casal constrói um ninho enorme que vai acrescentando todos os anos.

Borboleta-monarca
Danaus plexippus
Envergadura: até 10 cm 


Viajante extraordinário

No Outono, a Borboleta-monarca emigra do Canadá para a Califórnia, México ou Antilhas – uma viagem de mais de 3200 km. Dirige-se outra vez para norte, na Primavera, mas pára no caminho para acasalar e depois morrer. A sua descendência completa a viagem para norte.


Carcaju
Gulo gulo
Altura do dorso: 38 cm
Comprimento do corpo: até 86 cm
Dentada esmagadora

O feroz Carcaju é forte para o seu tamanho e tem uma dentada poderosa e esmagadora. Já tem matado animais tão grandes como o caribu. Os dedos espalmados ajudam-no a saltar na neve quando persegue a presa. Um Carcaju consegue andar 65 km sem descansar.

Galo-silvestre (das Montanhas Rochosas)
Centrocercus urophasianus
Comprimento: até 46 cm
 
 
Carne Saborosa

O galo-silvestre alimenta-se de folhas de salva. Consequentemente, a sua carne adquire o forte sabor da planta. Durante a Primavera, o macho enfeita-se de modo especial para conquistar uma fêmea. Etiça as penas do peito, abre e fecha a cauda e enche as bolsas de ar que tem no pescoço. Emite também chamamentos sonoros, graves e ressonantes.
Joaninha-de-duas-pintas
Adalia bipunctata
Comprimento 5 mm 

Controladora de pragas
 

A Joaninha-de-duas-pintas é vulgar em toda a América do Norte e encontra-se numa grande variedade de habitats, incluindo florestas, campos e jardins. Alimenta-se de pequenos insectos, pelo que ajuda a reprirmir as pragas nos jardins e campos. As asas superiores, rijas e vermelhas, protegem as asas inferiores e o corpo.

Esquilo-norte-americano
Eutamias minimus
Comprimento do corpo: até 11 cm
Cauda: até 11 cm

Bochechas grandes

O Esquilo norte-americano tem grandes bochechas que usa para transportar os alimentos para a sua toca subterrânea. Na toca há várias divisões: umas servem para armazenar comida e outras para repouso e para fazer o ninho. No Inverno, este hiberna na toca.

Grou-americano
Grus americana
Altura: 1,5 m
Envergadura: 2,2 m

Pássaro Corneteiro

O Grou-americano produz um chamamento que lembra o toque do cornetim. Faz o ninho apenas numa zona remota do Noroeste do Canadá. Nos anos 40 tinha quase sido exterminado pelos caçadores. Atualmente é uma espécie protegida.

Castor
Castor canadensis
Comprimento do corpo: até 96 cm
Cauda: até 30 cm


Construtor de Barragens


O Castor tem mandíbulas potentes e dentes incisivos fortes. Rói os troncos das árvores e usa-os para construir barragens nos rios. Na albufeira que se forma por trás da barragem, constrói uma toca com paus e lama onde hiberna.

Cão-da-pradaria
Cynomys ludovicianus
Comprimento do corpo: até 35 cm
Cauda: 8 cm


Esquilo que ladra


O Cão-da-pradaria é uma espécie de esquilo que vive em vastas redes de túneis sob as pradarias. O seu nome vem do barulho que emite quando está assustado e que é semelhante ao ladrar dum cão. Antes de as pessoas começarem a cultivar as terras, os cães-da-pradaria viviam aos milhões e ocupavam vastas áreas desta região.

Referências do Documento:
  • Edição Original - The Animal Atlas, Londres, Dorling Kindersley, 1992. Edição Portuguesa - Atlas dos Animais, Maria Alice Moura Bessa, Porto, Livraria Civilização Editora, 4ª Edição, 2001, ISBN: 972-26-0798-7

Sem comentários:

Enviar um comentário