Efeito de Estufa

Esquema de Funcionamento do Efeito de Estufa

O efeito de estufa é um conceito que foi escolhido para designar a taxa da temperatura global que é provocada pelo aumento de poluentes gasosos, principalmente o dióxido de carbono. Os gases poluentes absorvem as quentes radiações infravermelhas, impedindo o seu escape para o espaço durante a noite. O efeito de estufa é idêntico ao que acontece num carro estacionado ao sol com os vidros fechados. A energia radiante do sol aquece o interior do carro e os vidros impedem o seu escape para o exterior. O carro aquece cada vez mais.

Os níveis de dióxido de carbono e de poluentes aumentam na atmosfera, captando cada vez mais calor e fazendo com que as temperaturas se elevem gradualmente, fenómeno que é conhecido por aquecimento global.

Pela análise das bolhas de ar retidas nos gelos da Antárctida e da Gronelândia desde há mais de 1000 anos, foi possível verificar um aumento de dióxido de carbono na atmosfera de 25%. 85% deste aumento ocorreu entre 1870 e 1989, período em que se generalizou a utilização de combustíveis fósseis (carvão e petróleo). A manter-se esta taxa, é previsível que a concentração de dióxido de carbono duplique até ao ano 2050, aumentando a temperatura global em cerca de 2 a 5 oC.

As maiores consequências do aquecimento global serão: a subida do nível do mar no decorrer do próximo século; a redução das chuvas, o aumento da desertificação e a generalização de uma crise de fome no mundo; a destruição dos seres vivos, animais e plantas, que vivem em estuários, deltas e zonas baixas da costa.

Sabendo-se que o dióxido de carbono é o principal responsável pelo aquecimento global, reduzir a sua emissão pode ajudar a resolver o problema. Na sua maior parte, o dióxido de carbono lançado na atmosfera resulta da utilização de combustíveis fósseis para produzir electricidade, a circulação automóvel e o aquecimento das casas. A redução do consumo de combustíveis fósseis constitui uma solução possível.
Referências do Documento:
  • efeito de estufa. In Diciopédia 2010 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2009. ISBN: 978-972-0-65265-2

Origem dos Gases de Estufa, Responsáveis pelo Aquecimento Global

Sem comentários:

Enviar um comentário