Al Gore

Retrato Oficial
1994
Albert Arnold Gore Jr.
Vice-Presidente dos EUA
Prémio Nobel da Paz - 2007

Político e activista ambiental norte-americano, Albert Arnold Gore Jr. nasceu a 31 de Março de 1948, em Washington, na altura em que o seu pai estava no décimo ano na Câmara dos Representantes. Passou a juventude no Tennessee e, após se ter licenciado em Harvard, em 1969, viajou para o Vietname onde, apesar de ter contestado a guerra, trabalhou durante cinco meses como repórter militar.
Foi membro da Câmara dos Representantes de 1976 a 1984 e do Senado de 1984 a 1992. Nesse ano foi eleito para a vice-presidência dos EUA, com Bill Clinton como presidente. Ambos foram reeleitos em 1996. Em 2000 candidatou-se às eleições presidenciais mas perdeu para George W. Bush.
As suas mais conhecidas preocupações são a defesa do ambiente e o desarmamento. Em 2006, Davis Guggenheim realizou o documentário ambientalista An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), que se revelou um êxito no Festival de Cinema de Sundance e, para alguns críticos, uma referência no género. Neste filme, o espectador acompanha o esforço e a luta de Al Gore, a quem cabe o papel principal, para travar o aquecimento global e alertar para o problema, sensibilizando a comunidade mundial e evitando tratar a questão como se de política se tratasse, mas antes considerando-a como um desafio para a Humanidade. An Inconvenient Truth viria, aliás, a ganhar os Óscares de Melhor Documentário e Melhor Canção Original na noite de atribuição destes galardões, em 2007. Nesse mesmo ano, foi galardoado, juntamente com o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), com o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços empreendidos na luta pela preservação do meio ambiente e contra o aquecimento global.


Referências do Documento:
  • Al Gore. In Diciopédia 2010 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2009. ISBN: 978-972-0-65265-2

Sem comentários:

Enviar um comentário