Greenpeace


Logotipo da Greenpeace

A organização internacional ecológica Greenpeace surgiu em 1971, em Vancouver, no Canadá, fundada por um grupo de activistas que procuravam um mundo com mais paz e respeito pelo ambiente. Hoje em dia está sediada em Amesterdão, na Holanda, e tem mais de 2,8 milhões de associados em todo o mundo e mais de quarenta delegações na Europa, Ásia e América. Para fazer face aos custos a organização só aceita donativos dos seus associados ou de fundações e rejeita ofertas de governos ou empresas.
A primeira acção da Greenpeace, em Setembro 1971, foi levada a cabo por activistas que, usando um velho barco de pesca, rumaram a Amchitka, uma pequena ilha junto ao Alasca, onde os Estados Unidos da América efectuavam testes nucleares. Várias espécies animais eram ameaçadas por esses testes. O barco onde seguiam, rebaptizado Greenpeace para aquela missão, foi interceptado antes de chegar à ilha, mas os activistas conseguiram atrair a atenção a nível internacional. No ano seguinte os EUA pararam com os testes. Mais tarde a ilha foi declarada um santuário de aves.
O barco foi capturado a 30 de Setembro de 1971 pela guarda-costeira norte-americana. No regresso a Vancouver, dois dos fundadores, satisfeitos com o sucesso da missão, sugeriram que fosse criada a Fundação Greenpeace. Em Janeiro do ano seguinte, alguns dos activistas que participaram na acção fundaram a Fundação Greenpeace Mundial. Entretanto, o movimento Don't Make a Wave Committee, que participara na acção pela ilha de Amchitka, mudou o seu nome para Fundação Greenpeace, que se viria fundir com a outra fundação.
Em 1976 já havia grupos ecologistas a usar a denominação Greenpeace no Canadá, Estados Unidos da América, Inglaterra, França e Nova Zelândia.
A Greenpeace International, modelo de organização que ainda hoje subsiste, viria a ser formada em Novembro de 1979 em Amesterdão.
A Greenpeace recorre a métodos não-violentos para expor os problemas de ambiente e, dessa forma, forçar a que surjam soluções mais ecológicas. Hoje em dia combate as alterações climáticas, protege as florestas e os oceanos, luta contra a caça à baleia, contesta a engenharia genética e as ameaças nucleares, defende a eliminação de resíduos tóxicos.
Um dos métodos de acção mais conhecidos da Greenpeace é marcar presença nos locais onde dizem haver crimes contra a natureza, nomeadamente no mar. O barco Rainbow Warrior é o seu veículo mais conhecido.
Entre as conquistas da Greenpeace estão a proibição de exportação de lixos tóxicos para países menos desenvolvidos, uma moratória sobre comércio de baleias, um santuário de baleias e a proibição do despejo no mar de resíduos nucleares e lixos industriais e da realização de testes de armas nucleares.


Referências do Documento:
  • Greenpeace. In Diciopédia 2010 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2009. ISBN: 978-972-0-65265-2

Sem comentários:

Enviar um comentário