As alterações climáticas têm impactes negativos nos ecossistemas terrestres, com consequências diversas, como por exemplo:
- modificações na fauna e flora;
- aumento das ondas de calor, com prejuízo da saúde humana, e aumento do consumo de energia utilizada em sistemas de arrefecimento;
- diminuição da precipitação, com escassez e diminuição da qualidade dos recursos hídricos, ou precipitação excessiva, com riscos de cheias;
- e alteração das flutuações climáticas anuais, que interferem com a produção agrícola.
O aquecimento global da Terra constitui um bom exemplo de uma alteração climática com consequências preocupantes a vários níveis. Pode ser explicado pelo efeito de estufa, produzido pela libertação de gases, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), hidrofluorocarbonetos (HFC), hidrocarbonetos perfluorados (PFC), hexafluoreto de enxofre (SF6) e óxido nitroso (N2O), que aumentam a capacidade de a atmosfera absorver a radiação infravermelha, favorecendo a retenção de calor.
Actividades humanas, como a utilização de combustíveis fósseis, são responsáveis pela emissão em grande escala de gases com efeito de estufa. Neste caso, as consequências passam pelo aumento do nível do mar (ex.: descongelamento de grandes massas de gelo).
Referências do Documento:
- alterações climáticas. In Diciopédia 2010 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2009. ISBN: 978-972-0-65265-2
Alterações Climáticas |
Aumento Global da Temperatura no Planeta Terra |
Sem comentários:
Enviar um comentário